quinta-feira, 6 de maio de 2010

Artista escolhido


Escolher apenas um artista em meio a tantos que tem uma obra exposta no Inhotim foi uma tarefa muito difícil. Existem muitas obras interessantes no próprio museu e mesmo as consideradas "menos interessantes" tem como autor artistas consagrados no meio das artes plásticas. Mas como era para escolher um eu escolhir o que julguei que possui a obra visualmente mais interessante do museu, Doug Aitken.
Doug Aitken é um norte americano nascido em 1968 na Califórnia. Estudou na Marymount College, Califórnia, e prosseguiu os estudos em 1987 tirando um Bacharelato em Belas Artes no Art Center College of Design em Pasadena, onde se formou em 1991.
Sua obra no museu Inhotim é uma construção com todas as paredes de vidro, na qual o espectador
ouve uma transmissão contínua de sons emitidos a centenas de metros no interior da Terra e captados por microfones geológicos e ao mesmo tempo, o espectador se insere na natureza que rodeia a construção de vidro, criando um conflito entre ambientes interno e externo da Terra.
O tema central de seus trabalhos tem sido a exploração da relação entre o indíviduo e aquilo que o rodeia. Antes mesmo de pesquisar sobre Doug eu já havia percebido esse interessante contraste que ele fez em sua obra no Inhotim.
Além do Inhotim Doug Aitken participou de diversas exposições individuais e coletivas, assim como tem exibido sua obra em festivais de cinema e de vídeo. Entre seus projetos recentes mais importantes, destacam-se Migration (2008), na mostra Carnegie International (Pittsburgh, EUA), e Sleepwalkers (2007), exibido na fachada do Museum of Modern Art, em Nova York. Em 2005, expôs no Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris. Em 1999, recebeu o prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza pela instalação “Electric Earth”.
Entã é isso gente, espero que tenham conhecido melhor esse artista que escolhi, e que gostemos da obra dele no Inhotim amanhã!
Até lá.
Luiza


Nenhum comentário:

Postar um comentário